
Esta página discute o processo de autoria de charts para bateria. Este tutorial serve tanto para o Rock Band 3 quanto para o Clone Hero.
Ao abrir o REAPER, vá para a aba "Options" acima e selecione "Preferences".
No menu mostrado abaixo, clique em "Browse" e selecione o arquivo "colormap_drums.png" que veio com o seu kit.
Agora clique duas vezes na faixa MIDI "PART DRUMS" do seu projeto, e depois clique no "FX" perto do nome da faixa na parte superior da tela.
Abaixo, você pode ver as notas no projeto e como elas aparecem.
Neste momento, ligue o ícone do ímã acima das notas do projeto, pois assim a sua chart aderirá ao tempo que você colocou na sua música.
Verde: O prato de ataque (crash) com o som mais forte, usado na maioria das vezes para acentuar compassos;
ou o timbalão de chão.
Azul: O prato de condução (ride), que também marca compasso mas tem um som mais tinido ("tin tin");
ou o prato de choque aberto, que acentua o ritmo;
ou o segundo timbalão, que pode ser usado em fills ou flams.
Amarelo: O prato de choque (hi-hat), que marca o compasso e tem um som que parece um chiado leve ("ss");
ou o primeiro timbalão, que pode ser usado em fills ou flams.
Vermelho: A caixa; o som mais forte fora o prato de ataque.
Laranja: O bumbo; é onde o pedal de pé é usado.
Para mudar uma nota não-vermelha para um timbalão, basta inserir a equivalente dela numa das notas demarcadas como "PRO Tom", na imagem acima.
Na maioria dos casos, em que não haja muita variedade, o código das cores coloridas explicado pode ser seguido à risca, porém há alguns casos diferentes que serão demonstrados nesta página.
Uma última dica antes da próxima seção: lembre-se do dropdown na parte inferior da janela, embaixo das notas. Mudar o modo de "straight" para "triplet" ou "swing" pode ajudar muito em partes com ritmos diferentes.
No caso da bateria, você tem que fazer uma transcrição da performance do baterista na música, mas também fazer a chart de uma forma que seja interessante para o jogador, e não só no modo PRO.
Um bom caso de variação nas notas é na chart oficial de "Vertigo". Os versos são tocados com o timbalão, que é colocado no verde; os refrões são tocados com o prato aberto, que é colocado nos pratos azuis; e o começo e o final são tocados normalmente, no prato amarelo.
Assim, as notas são distinguidas até no modo normal de bateria, que não distingue entre pratos e caixas.
É recomendado procurar vídeos das músicas no jogo para entender melhor as variações, mas este guia dará alguns exemplos para servirem de base.
Se fizer sentido sonicamente (quando houver uma distinção clara entre os pratos fechados e abertos) e não tiver muitos timbalões azuis ou verdes nessa parte da música, pratos de choque abertos podem ser colocados no prato azul.
Por exemplo, em músicas com bateristas metódicos, como as do Rush e do The Police.
Porém, é possível que o baterista abra ou feche o prato gradualmente ao longo de um verso. No caso, deixe todos os pratos em uma só nota, sem diferenciar.
Às vezes, como em "...and Justice for All", a batida que é tocada no prato de choque se combina com batidas nos timbalões. Se seguíssimos o código acima à risca, isto resultaria numa chart muito estranha de tocar, pois o jogador teria que cruzar os braços para tocar os timbalões. Para evitar esta situação, o prato de choque é tocado no prato verde e os ataques nesta parte são tocados no prato azul.
Ainda em "...and Justice for All", muitas músicas, especialmente de metal, têm momentos onde o baterista bate forte com as duas mãos na mesma caixa; estes momentos se chamam "Flams". Para simular a força das duas mãos, a batida deve ser colocada numa nota dupla; no exemplo acima, quando o Lars bate na caixa, ela é representada pelas caixas vermelha e amarela, e quanto bate nos timbalões, eles são colocados em outras notas duplas próximas.
Flams, ou batidas fortes com as duas mãos, sempre devem ser representadas por notas duplas próximas.
Algumas músicas tem "16th notes" rápidas no prato de choque acentuadas pela caixa, como "Run to the Hills" e "Orange Crush".
Neste caso, algo fora do comum deve ser feito. O prato amarelo e a caixa vermelha devem ser trocados, e eventos de texto devem ser colocados na chart para avisar quando o Disco Flip começa e termina.
Para iniciar o Disco Flip (apenas no Expert, não é necessário para dificuldades menores), dê um clique duplo na área aberta, com o cursor posicionado onde a batida de disco começa, e então coloque um evento de texto chamado [mix 3 drums0d]. Para encerrar o Disco Flip, coloque um evento de texto chamado [mix 3 drums0] após a última nota da batida e antes da primeira nota de onde a batida normal começa.
Assim, a batida pode ser tocada de forma mais confortável por quem não quer um desafio maior no modo PRO.
Algo interessante a ser feito com Disco Flips é substituí-los por batidas mais 'ortodoxas' nas dificuldades menores, como no exemplo abaixo.
Lá em cima nas notas do REAPER, há marcadores de rufos que podem ser usados para sequências de notas muito rápidas e arrítmicas.
O "1-Lane Marker" é para rufos de apenas uma nota, como tambores; O "2-Lane Marker" costuma ser usado para sequências onde o jogador deve bater em dois pratos repetidamente.

ATENÇÃO! Não abuse este marcador! Ele não deve ser usado em qualquer sequência extremamente rápida! Apenas em sequências fora do ritmo da música; se houver uma sequência rápida, mas que ainda se encaixa no ritmo da música, então não use o marcador.
Dois exemplos disto são a chart oficial de "Knights of Cydonia" e esta custom de "Born to Run", onde o marcador na guitarra só é usado no final do solo, que é arrítmico.

Outra dica para o uso de rufos: Quando colocar um, vá até a última nota da sequência, mude o tamanho do "grid" para 1/128 e coloque ele bem na pontinha inicial da última nota, como mostrado na imagem acima, para que o marcador não se estenda demais no jogo.
Drum fills, além de servirem como uma expressão pessoal do baterista, também são onde ele ativará o Overdrive.
O recomendado é colocar um fill a cada quatro compassos (não batidas), ou a cada oito compassos se a música for muito rápida.
Porém, há algumas exceções. Por exemplo, quando o refrão de uma música tiver mais dois compassos em relação ao resto das seções, a fill deve ser colocada no sexto compasso que transitará à próxima seção.
A colocação de Drum Fills deve seguir algumas regras:
Sempre coloque todas as cinco notas de drum fills para que elas apareçam corretamente no jogo.
Se a música tiver uma pausa longa para o baterista, não coloque fills nessa pausa; só no último compasso dela, quando o baterista voltar à ação.
Não estenda o drum fill até a primeira nota do próximo compasso! Ela deve terminar junto dele. Um exemplo deste erro é na chart oficial de "Flirtin' with Disaster".
Nunca coloque Overdrive embaixo de onde as drum fills estarão.
Nunca coloque drum fills durante solos de bateria.
O tom dos timbalões: Às vezes, o baterista pode fazer uma fill (na música, não relacionado às fills do jogo mencionada acima) com vários timbalões. É importante lembrar que Rock Band 3 só tem uma caixa, três pratos e três timbalões, então você vai ter que adaptar isso à sua chart. Evite usar notas que vão da direita para a esquerda (verde para azul, azul para amarelo, etc.)
Pedal duplo: Vários kits permitem que você use dois pedais, mas todo kit oficial lançado pro jogo só apoia um, então caso uma música tenha uso frequente de dois pedais, é melhor você só autorar um na sua chart. Alguns "chutes duplos" aqui e acolá são aceitáveis, mas claro que não dá pra tocar uma faixa de dois pedais com só um pé. Bons exemplos desta prática são a maioria das músicas do Avenged Sevenfold no jogo, como "Beast and the Harlot" e "Bat Country". Lembre-se: pedal duplo, só no Guitar Hero e não no Rock Band.
O CAT (C3 Automation Tools) pode cuidar disto para você.
Com o Python instalado, vá ao menu de preferências do REAPER, vá até a seção "ReaScript" e ative o Python para uso.
Depois, vá ao menu "Actions" e clique em "Show action list".
No menu que se abrir, clique em "New action" > "New ReaScript".
Selecione o "CAT.py" na sua pasta do C3 Automation Tools.
No menu "Actions", clique no "Script: CAT.py" e depois selecione "Run".
O menu do CAT vai abrir; selecione "Create drums animations".
Depois disso, é só clicar em "Create animations".
Por fim, não se esqueça de colocar eventos de texto na faixa PART DRUMS para que o baterista toque.
Os eventos são [play] (quando ele toca normalmente), [idle] (durante pausas), [idle_intense] (durante pausas, mas de modo intenso), [mellow] (toca mais levemente), [intense] (toca mais intensamente) e [idle_realtime] (para o começo e fim da música).